photo #1
photo #2
photo #3
photo #4
photo #5

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A essência da vida Cristã.

 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 
1 Coríntios 13:13
Muitos cristãos estão vivendo um cristianismo cheio de regras e normas impostas por homens que dirigem a Igreja mas acabam vivendo sem a verdadeira essência da vida Cristã que está em torno dessas três palavras: Fé, Esperança, Amor.


É impossível viver um cristianismo, isto é, uma vida para Cristo (verdadeiramente para Cristo) sem ter essas três características. Isso é essencial. É o fundamento de qualquer Cristão.

A, a esperança e o amor trabalham em conjunto. É impossível você ter esperança sem fé porque é necessário que aquele que tem esperança em algo acredite. E impossível você amar por causa de um mandamento sem esperança, porque se você está amando é porque você sabe que não vai ser em vão.

Mas é o que encontramos muitas vezes no dia de hoje.. Cristão vivendo sem Fé, sem Esperança e sem o Amor.

  A fé:
Hebreus 11.6: Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus cria que Ele existe, e que é galardoar dos que o buscam.

Para servir a Deus é necessário que você tenha fé NEle, se você está servindo alguém é porque você quer agrada-lo, caso o contrário, se você vai servir sem querer agradar-lo, nunca você vai poder agradar-lo.. Para agradar a Deus é necessário ter Fé, não adianta você servi-lo sem fé, é incoerente, não tem lógica. Você pode até servir-lo mas nunca vai conseguir agradar-lo dessa maneira, é como se um garçom te trouxesse feijão sendo que você pediu arroz..

"porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoar dos que o buscam."

É necessário que aquele que quer servir a Deus, tenha fé que Ele existe, e que Ele recompensa aqueles que buscam agrada-lo, que buscam fazer a vontade DEle..


Hebreus 11.1: Ora, a fé é o firme fundamente das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

A fé é o fundamento, ou seja, o que sustenta. Assim como um prédio precisa de uma estrutura que o sustente, a Fé é a estrutura do que você espera, ela que prova o que você não vê!

Sem um fundamento o prédio cai, sem a Fé, seus sonhos desmoronam, é necessário termos fé mesmo sem vermos, porque afinal, o que se espera é o que não vemos! Eu posso esperar um ônibus na parada com a certeza que ele virá. Se eu não tiver a certeza que ele virá não faria sentido eu ficar esperando ele feito besta.. o certo seria eu ir embora...

Efésios 2.8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus.

A fé é importante para a nossa salvação, não quer dizer que somos salvos pela Fé, mas é por meio da Fé que aceitamos a graça, isso é, quando cremos que Jesus salva, recebemos a graça e esse dom de Deus é realizado em nossas vidas!

Tiago 2.26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

As minhas obras mostram no que eu creio de tal forma que não sou justificado por minhas palavras mas pelas obras que as testifica. Eu poderia ir na parada pra esperar o ônibus passar, mas se eu desisto quando estou esperando, mostro então que eu não creio que o ônibus venha a passar.. Já ouviu aquela frase: "Eu só acredito vendo" Pois é.. Como você pode ter Fé em algo que você não mostra com suas obras? Como você pode ter fé em algo se as suas obras não condizem com sua Fé?

O corpo sem o espírito é morto.. a Fé sem obras é morta! É necessário tanto ter obras para a sua salvação e também parar que você receba o que se espera nessa terra..

 Resumo da Fé: A fé é necessária para agradarmos a Deus e é através dela que somos salvos, e as obras na fé são nossas testemunhas de que nossa Fé é viva e verdadeira e que ninguém pode nos acusar de nada!


A esperança trabalha junto com a fé, "a fé é a certeza das coisas que se ESPERAM!"

Quando temos Fé, ocasionalmente temos a esperança, esperança de que o que cremos virá!

E no que temos esperança? Temos esperança de que todas as obras feitas pela Fé serão recompensadas no Céu com a vida Eterna que vem da parte de Deus!

Quando vou comprar um sorvete eu trago o dinheiro, digamos que o dinheiro seja as obras, ao dar o dinheiro para a pessoa que está vendendo o sorvete eu estou tendo fé que ela vai me dar o sorvete e essa fé cria em mima esperança de receber o sorvete porque eu paguei. Quando eu espero, eu recebo o meu sorvete. O sorvete é a recompensa, não qualquer recompensar, mas estou falando da recompensa nos Céus! (mais se atribui a recompensa terrena também)

O Amor
"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor." João 15.9

"Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele." 1 João 2:5

O Pai deu tudo por Jesus e Jesus deu tudo por nós, permanecer no amor DEle é reconhecer que Ele nos ama incondicionalmente e por causa desse amor, nós somos levados a amar.

Deus só está em nós se amamos, não adianta você ser um Bispo da Igreja sendo que você não ama que Deus não vai estar em você.. Eu te afirmo que se o menor da Igreja sabe amar, ele é maior que você, não no sentido de ser amado mais por Deus mas no sentido de posição do reino de Deus pois "aquele que quer ser o maior, que siva a todos" e quem ama, se doa, serve!

O que é o amor?
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
1 Coríntios 13:4-7


Qual a importância do amor para nossa salvação?
"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." 
Mateus 25:34-46


Encerrando, o Amor, a Esperança e a Fé estão ligadas, ainda que o amor seja o maior, não quer dizer que a Esperança e a Fé seja excluída, na verdade eles trabalham juntos! Ao aceitar a Jesus, você é salvo pela graça DEle através da sua Fé, quando você tem Fé, você tem que ter obras nessa Fé, e as obras da Fé são Amor, amando, você está tento a esperança de que através da sua Fé, você viverá eternamente no reino de Deus, que a sua vida não será em vão!

Essa é a essência e as três maiores virtudes da Vida Cristã!

Pedro Lucas Garcia

Nenhum comentário:

Subir Bajar